Pessoa
Last updated
Last updated
O administrador do sistema pode acessar o cadastro de pessoas pela opção de menu "Administrar - Gestão de Identidade - Pessoas". Será, então, apresentada uma lista das pessoas cadastradas e haverá um botão para "Criar" uma nova pessoa.
Clicando em "Criar" será exibido um formulário que é relativamente extenso e será dividido em algumas imagens para facilitar as explicações. Com exceção do "Nome" que é obrigatório, todos os outros campos são opcionais.
O campo de "Tipo de Pessoa" aceita as opções "Pessoa Física" e "Pessoa Jurídica".
A "Sigla" deve ser informada apenas se a pessoa em questão possuir algum tipo de identificação como um número de matrícula ou algo assim.
O "Apelido" pode ser útil para que o sistema possa simplificar utilizar um nome mais curto e, desta forma, sobrecarregar menos as páginas com informações desnecessárias.
O "CPF" no caso da pessoa física é um campo que deve ser especificado sempre que possível. Ele é fundamental, por exemplo, para que se possa realizar assinaturas documentos utilizando certificado digital. Quando o tipo da pessoa é "Pessoa Jurídica", este campo aceita o CNPJ da empresa. Note que este campo está marcado em vermelho, isso significa que este não é um número válido de CPF.
"Nome", como dito anteriormente, é um campo obrigatório. Deve ser informado aqui, sempre, o nome completo.
"Data de Nascimento", "Sexo", "Celular" e "Telefone" também são opcionais.
O "Email Principal" é o email que o sistema irá utilizar para notificar a pessoa de alguma ocorrência.
Já o campo "Gmail para Autenticar no XRP" deve ser preenchido com o endereço do Gmail da pessoa e será utilizado pelo sistema para fins de autenticação. Caso o "Email Principal" não seja informado, o Gmail será utilizado também para fins de notificação.
A divisão RG é composta de quatro campo que podem ser informados sobre a identidade do usuário: número, órgão emissor, unidade federativa e data de emissão.
Além dos campos mais comuns, existe um campo adicional para informar a URL do Google Maps relativa ao endereço principal da pessoa. Todos os campos de endereço são opcionais.
O campo "Observações" pode ser utilizado para registrar diversas outras informações para as quais não existem campos específicos no formulário.
Por fim, existe a opção de indicar se a pessoa está ativa ou não e os botões para "Salvar" ou "Cancelar" sair da página sem gravar as alterações.
Por uma preocupação com a LGPD, os campos opcionais devem ser preenchidos somente se for realmente necessário. Quanto menos informação pessoal for coletada, melhor.
Clique abaixo para assistir um vídeo que explica esta funcionalidade: