Informando destinatário, subscritor e cossignatários
Last updated
Last updated
Quando capturarmos um documento, geralmente deixaremos em branco os campos de destinatário, subscritor e cossignatários, mas podemos também preenchê-los.
O campo "Tipo Destinatário" serve para especificar se o destinatário do documento é uma unidade previamente cadastrada no módulo de Gestão de Identidade, um papel ou uma pessoa. Também existe a possibilidade de informar o destinatário num campo livre, mas neste caso o sistema não poderá utilizar essa informação, por exemplo, para auxiliar no controle de sigilo.
Dependendo da escolha do "Tipo Destinatário", serão apresentados campos da escolher unidade destinatária, papel, pessoa ou simplesmente um campo de texto. No exemplo acima, para escolher uma unidade basta escrever o começo de seu nome ou sigla que o sistema irá apresentar uma lista para que a unidade desejada seja escolhida.
Da mesma forma que especificamos o destinatário, podemos informar o subscritor, que é a pessoa que assinará o documento. A diferença é que no caso do "Tipo Subscritor" as únicas opções possíveis são: papel, pessoa e campo livre.
Geralmente esse campo será preenchido com a opção "Papel", que representa um funcionário da empresa que desempenha um cargo numa determinada unidade. A seleção de papel ou pessoa pode ser feita escrevendo o começo do nome, o email, o CPF ou o telefone.
Quando o subscritor é preenchido com um papel ou uma pessoa, na página de exibição do documento serão apresentados botões para "Assinar com Senha" ou "Assinar com Token" que serão explicados mais a frente.
Em determinadas situações é necessário que o documento seja assinado por mais de uma pessoa. Essas pessoas a mais são chamadas de cossignatários. Para informar cossignatários, clique em "+ Cossignatário", selecione o tipo e informe o papel ou a pessoa.
Querendo incluir mais cossiginatários basta clicar mais vezes no botão "+ Cossignatário". Para excluir ou reordenar, clique sobre o número do cossignatário na lista.
O documento só será considerado plenamente assinado quando o subscritor e todos os cossignatários tiverem realizado suas assinaturas.
Clique abaixo para assistir um vídeo que explica esta funcionalidade: