Papel
Last updated
Last updated
O cadastro de papéis deve ser o último a ser preenchido, pois para fazê-lo é necessário que as unidades, pessoas, cargos e funções de confiança já estejam cadastrados.
A lista de papéis apresenta todos que já foram cadastrados até o momento e existe um botão para "Criar" novos.
Clicando em "Criar" será exibido um formulário que é relativamente extenso e será dividido em algumas imagens para facilitar as explicações. Com exceção dos campos "Pessoa" e "Unidade" que são obrigatórios, todos os outros campos são opcionais.
O campo "Tipo Papel" pode assumir os valores "Estrutural" para indicar que faz parte do organograma da empresa, "Funcional" que deve ser usado quando o papel compõem um grupo de trabalho ou uma função secundária e "Substitutivo" que representa que determinada pessoa pode substituir outra quando ela estiver ausente.
Já o "Tipo de Colaborador" indica se é um "Funcionário", um "Terceirizado" ou um "Estagiário".
O sistema não tem regras de negócio específicas para os diferentes tipos de papel e de colaborador, estes campos são apenas informativos.
"Pessoa" e "Unidade" devem ser preenchidos pois o papel representa justamente a relação entre uma pessoa e uma unidade da empresa.
"Cargo" e "Função de Confiança" são campos opcionais que devem ser preenchidos sempre que possível. Eles ajudam, por exemplo, na identificação das pessoas quando o sistema cria documentos.
O campo "Nível de Sigilo" está relacionado ao Controle de Acesso Obrigatório - MAC - dos documentos. O normal é deixar esse campo em branco. Se o usuário tiver "propriedade estrela", ou "credencial de sigilo", ela pode ser especificada. O campo suporta, inclusive, que mais de uma seja selecionada. Quando selecionadas, a pessoa ganha acesso à todos os documentos que estão categorizados nos respectivos níveis de sigilo.
Alguns detalhes opcionais podem ser informados sobre o papel, como a "Sigla", o "Nome do Papel" e "Observações".
Normalmente o sistema gera uma linha de assinatura para os documentos com o nome da pessoa, seu cargo ou função de confiança e a unidade na qual trabalha, mas em algumas situações os usuários querem ajustar alguns detalhes como trocar a função de "Diretor" para "Diretora" ou abreviar seus nomes. Para isso existe a divisão de "Reformatar Assinatura". Ela deve ser usada só em casos excepcionais.
Atente para o fato de que o cargo só será apresentando caso o papel não especifique uma função de confiança. A apresentação da função tem maior prioridade do que do cargo.
A pessoa "Fulano de Tal", com a função de confiança de "Diretor" da unidade "Secretaria de Gestão de Pessoas" teria uma assinatura assim:
No exemplo acima, configurando o nome para "Fulano A. de Tal", a função de confiança para "Diretor de Secretaria" e a unidade para "Sec. Gestão de Obras", o resultado ficaria assim:
Além de configurar os textos que substituirão nome, função, etc, o usuário também pode fazer o upload de uma imagem que substituirá todos os textos da assinatura. Essa função é usada, tipicamente, quando um médico opta por substituir seu nome por uma fotografia do seu carimbo. Se optar por utilizar um carimbo, envie uma imagem do tipo PNG, com fundo transparente e dimensões de 512 por 192 pixels.
Por fim, existe a opção de indicar se o papel está ativo ou não e os botões para "Salvar" ou "Cancelar" sair da página sem gravar as alterações.
Clique abaixo para assistir um vídeo que explica esta funcionalidade: