Workflow de Documento
Last updated
Was this helpful?
Last updated
Was this helpful?
No final da página de edição de tipologia existe uma divisão chamada "Tarefas". Ela pode ser utilizada para criar um diagrama de workflow que regerá as etapas e o trâmite dos documentos desta tipologia.
Para definir as tarefas que compõem um diagrama, o usuário deve clicar em "+ Tarefa" e prencher os campos que serão apresentados.
Primeiro ele escolherá o tipo da tarefa, numa lista que será detalhada mais a frente. Também deve preencher o título que será exibido no diagrama. Caso haja a necessidade de desviar para uma outra tarefa após a conclusão desta, a próxima tarefa deve ser informada no campo "Depois", se este campo for deixado em branco, após esta tarefa será executada a seguinte na lista. Dependendo do tipo serão apresentados outros campos que serão descritos a seguir.
A lista completa de tipos de tarefas, detalhes de como cada uma delas funciona e quais são os campos adicionais podem ser vistos a seguir.
Pausa a execução do procedimento até que o documento principal esteja assinado. Não existe nenhum parâmetro adicional a ser configurado para esse tipo de tarefa.
Tramita o documento principal para o responsável indicado pelo parâmetro "Tipo Resp.". De maneira geral, não é necessário utilizar este tipo de tarefa pois o trâmite já é realizado automaticamente para os reponsáveis pelas tarefas do tipo formulário. No entanto, antes do término de um procedimento, pode ser interessante tramitar o documento para a pessoa que deve fazer a guarda.
Arquiva o documento principal no arquivo corrente. Não é necessário informar nenhum outro parâmetro.
Um formulário indica uma tarefa que deve ser realizada por um usuário, uma tarefa "humana" no jargão do workflow. Essa é a mais complexa das tarefas porque ela envolve três conceitos importantes: responsável, variável e desvio.
Primeiro deve ser selecionado o tipo de responsável de uma lista bem extensa. Por exemplo, podemos selecionar uma "Unidade" ou uma "Pessoa" específica para simplificar, mas existem muitas outras opções. A lista completa está mais a frente.
Basicamente, o usuário pode interagir com o sistema visualizando ou informando o valor de variáveis associadas a esse procedimento, e também pode decidir para onde o fluxo deve seguir escolhendo um desvio.
Para configurar as variáveis com as quais o usuário irá interagir, clique em "+ Variável" e preencha o título da variável, o identificador, o tipo e indique se ela é editável, se é obrigatória ou se é apenas para ser apresentada. O título é a descrição da variável. Já o identificador é o "nome da variável", ele deve ser composto apenas de letras minúsculas, números e under_score, sem espaços ou caracteres especiais. Os tipos de variáveis disponíveis são:
String: uma string simples.
Data: no formato DD/MM/YYYY.
Booleano: um valor tipo Sim/Não.
Já os desvios são configuráveis clicando no botão "+ Desvio". Os campos a serem preenchidos são o título, uma seleção que inclui todas as outras tarefas ou "Nenhuma" ou "Fim" e a condição. O título será apresentado ao lado da seta que representa o desvio. A tarefa representa a próxima tarefa que será executada quando o usuário escolher este desvio. A opção "Nenhuma" significa que ao escolher esse desvio o fluxo seguirá para a tarefa seguinte da lista ou para o "Fim" se a tarefa atual for a última. Por fim, a condição é uma expressão calculada com o MVel2 a partir das variáveis disponíveis no procedimento. Se ela for deixada em branco, o desvio sempre estará ativo, caso seja preenchida, só estará ativo se o resultado da expressão for o valor lógico "verdadeiro".
Crie quantas variáveis e desvios desejar. Se nenhum desvio for criado, o sistema automaticamente criará um botão para o usuário clicar chamado "Prosseguir". Ele funciona como um desvio para a próxima tarefa da lista.
O caso mais simples de formulário requer apenas o título da tarefa e a definição do responsável, sem nenhuma variável ou desvio.
A decisão é uma tarefa executada automaticamente pelo sistema, sem a intervenção do usuário. Chamaremos tarefas desse tipo de tarefas automáticas.
Da mesma forma que o usuário seleciona um desvio no caso do formulário, o sistema seleciona um desvio no caso da decisão. Para cada desvio possível deve existir uma condição, que é uma fórmula, baseada nas variáveis do procedimento, que indica se o desvio está ativo ou não. A decisão prosseguirá pelo primeiro desvio que apresentar uma condição ativa.
E-mail é uma tarefa automática que dispara um e-mail para o responsável ou para todos os membros de sua unidade.
Além de escolher o destinatário do email, utilizando o campo "Tipo Resp.", podem ser informados o "Assunto" e o "Texto" do email.
Variáveis disponíveis no procedimento ou até mesmo outras informações do contexto pode ser inseridas no corpo do email ou no assunto utilizando a sintaxe de processamento de templates do MVEL2. Por exemplo, o código do documento vinculado ao procedimento pode ser especificado assim: @{principalCodigo}.
Clique abaixo para assistir um vídeo que explica esta funcionalidade: